Características
Não utiliza gaxeta e sim aneis de vedação e um pistão de aço inoxidável. A grande superfície em contato com os aneis favorece a estanqueidade na vedação. A área de vedação não fica diretamente exposta ao meio, portanto falhas resultantes do processo de erosão não acontecem. Quando a válvula é fechada, o pistão simultaneamente empurra qualquer impureza que possa estar presente no fluido para fora da área de vedação. Assim, fluidos fibrosos ou contaminados são também confiavelmente vedados.
Aplicação
Normalmente as válvulas globo são empregadas onde é necessário realizar operações frequentes de abertura e fechamento, como também controles de vazão na graduação. Caracterizadas pela forma globosa do corpo, são válvulas manuais mais apropriadas e muito utilizadas no controle do fluxo quando é necessária a regulagem da vazão ou da pressão de um fluido. Utilizadas em vapor, gases, ar, petróleo, água e gás natural em condição de alta ou baixa pressão.
Permitem um controle mais eficiente do fluido. Sofrem desgastes mínimos com a erosão, tanto na sede como no obturador. Elas oferecem elevada perda de carga devido à mudança brusca de direção imposta ao fluido.
Vantagens
Abertura e fechamento mais rápido do que as válvulas de gaveta;
Permitem o controle parcial do fluxo;
Fácil acesso aos componentes internos da válvula, favorecendo a manutenção sem que seja removida;
Estanqueidade total devido às características do conjunto obturador.
Descrição: Produzidas em latão com baixo nível de chumbo e impurezas como ferro, estanho, níquel e alumínio, atendem a norma CW617N e também a normativa européia UNE EN 12.165.
Aplicação:
Utilizadas em diversos segmentos como naval, químico & petroquímico, mineração, papel e celulose, gases, máquinas e equipamentos para indústria alimentícia, de bebidas e laticínios, indústria sucroalcooleira, máquinas e aplicações mecânicas em geral.
Atuadores:
As válvulas apresentam diversos tipos de acionamentos como atuadores elétricos, pneumáticos e hidráulicos.
Descrição:
As válvulas de bronze industriais podem ser utilizadas em diversos seguimentos. Extremidades roscadas BSP e NPT.
Norma do material:
Bronze ASTM B62. Diversas classes de pressão.
Aplicação:
Água, óleo e gás
Descrição:
As válvulas em ferro fundido são recomendadas para aplicações na indústriais, proporcionam maior resistência ao desgaste e a abrasão.
Aplicação:
Condução de óleo, água e gazes.
Características:
Classe de pressão: 125 lbs
Ferro modular classe de pressão: 150 lbs
Aplicação:
Especialmente utilizadas para a condução de gases e líquidos em baixa pressão, pois possui baixa queda de pressão e ação rápida.
Acionada por um anel do mesmo diâmetro da tubulação e um disco que gira dentro do anel em torno de um eixo, obstruindo ou não a passagem do gás ou fluido permitem exercer controle sobre o fluxo, podendo ser acionadas manualmente ou através de um comando pneumático à distância.
Observação:
Quando o fluido é corrosivo ou erosivo, o corpo e disco podem ser revestidos com materiais mais resistentes. Em bitolas pequenas, o mais comum é com alavanca, em bitolas maiores, a válvula é fornecida com volante e caixa de engrenagem, pode ser, também, com acionamento automático por sistema hidráulico ou elétrico.
Disponíveis em:
Ferro Fundido 125 lb DIN PN 16 (monobloco);
Aço Inox 150 lb – 300 lb
Aço Carbono Fundido
Tamanhos: de 1.1/2″ ATÉ 36″
Configurações Wafer e Lug.
Fácil instalação sem que uma posição específica do disco seja necessária.
Pelo seu manuseio ser mais lento, comparada às demais válvulas, são empregadas em processos onde o processo de abertura e fechamento não são frequentes.
Quando totalmente aberta, sua obstrução à passagem do fluxo é mínima.
Vantagens:
Passagem desimpedida quando totalmente aberta;
Estanques para qualquer tipo de fluidos;
Construção em ampla gama de tamanhos;
Permitem fluxo nos dois sentidos.
Projetada e fabricada conforme API 600, API 6D, e ASME B 16.34. Testada conforme API 598
Especificações:
Ferro Fundido 125 lb DIN PN 16
Aço Inox 150 lb – 300 lb
Aço Carbono Fundido
Aço Carbono Forjado
Aplicação
Para interromper o retorno de líquidos, gases ou vapor em tubulações. Indicadas também para serem utilizadas como válvulas de pé em linhas de bombeamento, elementos de ventilação ou quebra-vácuo e como órgãos de segurança em linhas de revezamento.
Instalação
Podem ser montadas em qualquer posição, observando-se apenas a seta indicadora do fluxo no corpo.
Vantagens
Corpo reduzido = economia de espaço.
Montagem simples entre dois flanges já existentes na linha.
Peso mais leve = facilidade de manipulação e montagem.
Curso reduzido = substancial abrandamento do golpe de fechamento.
Tempo de fechamento curto = minimização do refluxo.
Longa vida útil.
Manutenção mínima.
Pode ser instalada em qualquer posição.
Permite execução de reparos.
Detalhes técnicos
Para mais informações, faça o download do manual no ícone abaixo da ilustração.
Importante
Convém lembrar que em 90% das instalações industriais o Dp da válvula de retenção em nada afeta o desempenho geral do sistema e, portanto, não influi na escolha da válvula.
Indicação: As válvulas de retenção são recomendadas para locais onde é necessário o luxo livre apenas uma direção e bloqueio automático no contra-fluxo, geralmente em linhas onde existem bombas ou compressores.
Características: Flangeada, tampa parafusada ao corpo, composta de uma portinhola que permite o fluxo numa só direção, tendo seu funcionamento automático, não sendo necessário ser operada externamente por alavancas ou atuadores.
Classe de pressão: 150, 300 e 600 psi Bitolas: 1.1/2” a 14”
Normas de Fabricação: BS 1868, MSS, ANSI